Golpe do falso empréstimo: O que é e como se prevenir.
Por: Laura Gomes
Com o avanço da tecnologia e a democratização do acesso a aparelhos com acesso à internet, novos bancos digitais estão surgindo e os bancos já existentes migraram seus serviços para as plataformas digitais, viabilizando a contratação de seus produtos de forma integralmente online.
Os empréstimos bancários seguiram a tendência, e hoje em dia podem ser contratados através da maioria dos dispositivos com acesso à internet, sem exigir que o consumidor se desloque até uma agência bancária para efetuar a contratação do serviço, afinal, este se encontra à alguns cliques de distância.
Entretanto, o que foi inicialmente pensado para ser uma facilidade para o consumidor, tornou-se um motivo de preocupação. Muitos usuários se sentem inseguros ao contratar serviços bancários de forma online, afinal, em paralelo ao investimento dos bancos em viabilizar transações de forma segura, há por sua vez o investimento de golpistas em clonar as plataformas oficiais dos bancos para aplicação de golpes.
Mas como isso é possível? Atualmente, grande parte dos golpistas utilizam páginas na internet extremamente semelhantes às páginas reais dos bancos e através destas é possível obter acesso às informações dos consumidores, bem como induzi-los ao erro valendo-se da confiabilidade que páginas exatamente iguais às dos bancos possuem.
A partir deste primeiro passo que consiste basicamente na clonagem da página do banco utilizado pelo consumidor, diversas ofertas de empréstimo são disparadas, sobretudo ofertas com valores e condições extremamente vantajosas e atraentes. O consumidor, que muitas vezes se encontra em vulnerabilidade financeira, acaba sendo atraído pelas propostas e efetua a contratação do serviço. Neste momento os golpistas exigem uma contraprestação para a concessão do empréstimo, ou seja, o cliente deve proceder com uma transferência bancária para a liberação dos valores.
É possível se prevenir destes golpes, com atitudes simples e que não exigem muito esforço do consumidor, tais como:
1. Busque na internet alguma pesquisa de confiabilidade da empresa, sobretudo em sites de reclamações;
2. Desconfie de empresas que exigem pagamento prévio para liberação do empréstimo;
3. Verifique a conta na qual os valores referentes às parcelas serão depositados, esta não deve pertencer a pessoa física, e caso seja conta de pessoa jurídica, faça uma pesquisa de CNPJ para atestar a idoneidade da instituição;
4. Não informe seus dados pessoais para contatos que não constem nos meios de comunicação oficiais da empresa.
A internet desburocratizou inúmeros processos bancários, porém, algumas facilidades acabam submetendo o consumidor à situações de vulnerabilidade, expondo-o a insegurança jurídica e financeira.
Diante disto, é importante ter cautela durante a contratação de qualquer serviço e verificar constantemente a confiabilidade do prestador.
LAURA GOMES
Cursando Direito pela Universidade São Francisco desde janeiro de 2019 e com finalização prevista para dezembro de 2023.
Experiência no ramo do direito público, atuando como auxiliar em processos judiciais e administrativos na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Bragança Paulista.