Você já ouviu falar em Crime Cibernético?
Por: Lauana Oliveira
Já se imaginou sendo vítima de fraude de identidade ou até mesmo extorsão cibernética? Esses são apenas alguns dos crimes cibernéticos que ocorrem disparadamente contra a população. Mas, vamos começar a esclarecer isso, entendendo o que é um crime cibernético.
O cibercrime é um ato criminoso que visa ou explora computadores, redes de computadores ou dispositivos em rede. A maioria dos crimes cibernéticos são cometidos por cibercriminosos ou hackers que visam o ganho ilícito de dinheiro, sendo cometidos por indivíduos ou organizações. Alguns cibercriminosos são organizados, usam técnicas avançadas e são muito habilidosos em tecnologia. Outros são hackers iniciantes. O cibercrime raramente prejudica os computadores para fins que não sejam o lucro, nesse caso, o motivo pode ser pessoal, político ou outros fatores.
Boa parte dos crimes cibernéticos se enquadram em duas grandes categorias, sendo atividade criminosa que visa computadores e outra que usa computadores para cometer outros crimes. Tais como fraude por e-mail e pela Internet; fraude de identidades, quando informações pessoais são roubadas e usadas; furto de dados financeiros ou relacionados a pagamento de cartões; furto e venda de dados corporativos; extorsão cibernética, que exige dinheiro para impedir o ataque ameaçado; ataques de ransomware, um tipo de extorsão cibernética; cryptojacking, quando hackers exploram criptomoedas usando recursos que não possuem; espionagem cibernética, quando hackers acessam dados do governo ou de uma empresa. Em 2022, os criminosos se destacam com golpes como boletos falsos, golpes via SMS, golpes de investimentos e até mesmo com falsas oportunidades de emprego.
A melhor forma de evitar esse tipo de transtorno, é a prevenção. Não forneça suas informações pessoais, a menos que tenha certeza da fonte que está solicitando, fique sempre atento nas suas contas bancárias e suas movimentações, evite clicar em links suspeitos enviados pelo WhatsApp ou SMS, em caso de ligações se passando por uma determinada empresa, basta você desligar o telefone e logo após ligar para a empresa para ter certeza da veracidade do contato.
Em caso de cair em golpes ou fraudes, DENUNCIE! Salve os e-mails ou SMS’s e faça print das telas para provar o golpe sofrido. Em seguida, basta entrar em contato com a delegacia da sua cidade e dar prosseguimento em um Boletim de Ocorrência.
Fique atento e proteja-se!
Launa Oliveira
Advogada Júnior com vivência nas esferas cível e trabalhista por meio de seus estágios. Experiência em rotinas de Fórum, Tabelião de Notas e Protestos e escritório de advocacia.
Já atuou também no Administrativo da Multinacional – AMBEV. Aprovada no XXIX Exame de Ordem enquanto ainda cursava o 10º semestre da graduação de Direito